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Como está o seu planejamento estratégico para 2023?

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico serve para que você possa direcionar o seu negócio em qualquer momento do ano, seja ele bom ou ruim.

Em outras palavras, o planejamento estratégico serve para que você e sua equipe possam compreender o que deve ser feito, o porquê devem fazer isso e quais serão os passos para que vocês consigam atingir seus objetivos.

Desta forma, todos os colaboradores da sua empresa irão entender o cenário no qual estão inseridos, as metas individuais e coletivas e também o que devem fazer para conseguir bater as metas propostas.

O planejamento estratégico se torna extremamente necessário por estarmos em um mercado cada vez mais competitivo, onde é preciso se destacar dos seus concorrentes para conseguir alcançar o sucesso.

E para que o planejamento estratégico possa ser seguido existem algumas metodologias que são fundamentais para que toda a parte operacional ocorra conforme o planejado.

Vamos conferir quais são?

O que deve ter em um planejamento estratégico?

Antes de você saber o que deve conter em um planejamento estratégico, é preciso compreender que o mais importante é instaurar uma cultura organizacional no seu negócio.

Isso é importante, pois com os colaboradores motivados e “vestindo a camisa” da empresa, você terá muito mais força para que as coisas aconteçam. Se você tem um time qualificado e motivado, será mais fácil chegar aos resultados desejados!

E para que o planejamento estratégico seja um sucesso, a empresa pode utilizar de diversas metodologias, sendo necessário escolher a que melhor se encaixa.

Dentre as estratégias, a mais conhecida é a Análise SWOT, na qual você irá separar as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças do seu negócio. Assim, você conseguirá ter um panorama geral da sua empresa e de forma mais visual conseguirá entender em qual contexto vocês estão inseridos.

Depois de compreender todo o cenário da empresa, você e sua equipe poderão procurar por formas de resolver suas fraquezas e ameaças utilizando as próprias forças e oportunidades, ou seja, irão traçar planos de ação para que suas dificuldades sejam superadas.

Em um primeiro momento, a empresa pode optar por um planejamento de forma mais macro. Em outras palavras, vocês podem compreender o mercado e o que a sua empresa precisa fazer para alcançar o sucesso ou as metas que desejarem.

Tendo isso em mente, o próximo passo é delegar as tarefas para todos os colaboradores. E para que você, empresário, não fique sobrecarregado, é o momento certo de passar o bastão para os seus diretores, assim eles ficarão encarregados de acompanhar e metrificar o seu próprio time.

Agora que você entendeu a visão geral de como montar seu planejamento estratégico, vamos conferir como fazer um de sucesso?

Determine o MVV

O MVV, também conhecido como Missão, Visão e Valores de uma organização é o primeiro passo da cultura organizacional.

Com o MVV, o seu planejamento estratégico terá alinhamento com o longo prazo, além de estar coerente com o comportamento de todos os colaboradores.

O MVV é constituído por:

Missão: Razão pela qual a empresa existe;

Visão: É onde a empresa deseja chegar em um período, podendo ser de médio a longo prazo;

Valores: São os princípios inegociáveis que todos da empresa devem seguir.

Analise os ambientes internos e externos

Como já falamos, podemos usar de metodologias, como a SWOT, para conseguirmos compreender o cenário no qual a sua empresa está inserida.

Internamente, é importante analisar as pessoas, os produtos, as instalações e todos os recursos dados aos colaboradores.

Já para o ambiente externo, é importante entender o maior número de variáveis que podem afetar a empresa de alguma forma, como: economia, tendências do mercado, clientes, concorrentes, entre outros.

Defina as estratégias a serem utilizadas

Chegou o momento de traçar planos de ação para que os resultados saiam do papel e sejam alcançados! E vale lembrar que estratégias bem construídas criam um diferencial competitivo, destacando a sua empresa!

As estratégias devem ser feitas de modo a conversarem com seu público-alvo, e também para que você consiga ter bons argumentos de negociação na hora de falar com fornecedores.

Os planos de ação também devem contemplar todos os setores da empresa, unificando as atividades e os times, para que todos possam estar alinhados.

Monitore os resultados

Por fim, o mais importante é você ter as métricas na palma da sua mão e monitorá-los.

Essa é uma forma de você observar e medir como as coisas estão indo de acordo com o que foi planejado. E para isso é necessário escolher ferramentas ou indicadores utilizados para esse fim, como KPI’s, NPS, índice de lucratividade, etc.

Como saber se meu planejamento estratégico está no caminho certo?

O principal indicador para saber se o seu planejamento estratégico está batendo metas e sendo um sucesso é acompanhá-lo!

Fazer o acompanhamento do planejamento estratégico é também garantir que suas equipes e toda a empresa estão alinhadas com as metas e com a cultura da empresa.

O mais importante nesse tópico é saber quais atividades estão fracassando e quais estão indo bem, assim você poderá detectar erros e providenciar os ajustes necessários.

Além disso, acompanhando as métricas corretas, você terá dados valiosos para poder tomar decisões mais assertivas e que poderão contornar situações adversas e que podem dar prejuízo para a sua empresa.

O mais importante para o planejamento estratégico de sucesso, com toda certeza, é conseguir manter todos os seus colaboradores alinhados com as estratégias definidas no começo do ano, por isso investir em uma equipe versátil e proativa é muito importante!

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