Quer saber como conseguir capital de giro? Conheça as principais formas!

Como conseguir capital de giro é uma pergunta que muitos empresários fazem durante a sua trajetória, já que este recurso é essencial para manter a saúde financeira do negócio.

Neste texto, vamos explicar a você de forma simples, porém concisa sobre qual a importância do capital de giro para empresas e como conseguir.

Continue a leitura!

O que é capital de giro e qual sua importância?

Antes de abordar como conseguir capital de giro, é preciso entender o porquê ele é tão importante no dia a dia do negócio, seja qual for o segmento de atuação.

O capital de giro é utilizado para realizar a prestação de contas a curto prazo. Alguns exemplos de pagamentos a curto prazo feitos com recorrência são o pagamento dos salários dos colaboradores, aquisição de novos maquinários para a fábrica, pagamento dos fornecedores, pagamento de contas fixas como água, luz e telefone, dentre outros.

Quando uma organização não tem um capital de giro saudável para realizar esta prestação de contas, ela perde muitas oportunidades de crescimento, além de ser altamente prejudicial à saúde da empresa, já que está gastando mais do que consegue suportar.

Uma outra forma de explicar o que é o capital de giro é dizendo que é a diferença entre os recursos disponíveis no caixa e as obrigações que precisam ser pagas/prestadas para continuar operando.

Como conseguir capital de giro?

Atualmente, existem muitas formas de adquirir capital de giro para o empreendimento. Conheça as 3 principais a seguir!

Antecipação de Recebíveis

O serviço de antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito que antecipa o valor de duplicatas e/ou cheques que são realizadas a prazo para que você possa receber à vista.

O processo é rápido, sem burocracia e com taxas competitivas.

Desta maneira, você passa a ter maior flexibilidade para oferecer novas formas de pagamento e parcelamento para o cliente, porém sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Empréstimo com Garantia

Ao colocar o imóvel/veículo como garantia, o nome do proprietário passa a ser da instituição que está fornecendo o crédito, porém o tomador ainda pode utilizar a sua casa/apartamento ou veículo normalmente.

É uma ótima opção para quem precisa de crédito, mas com maior flexibilidade no pagamento.

Crédito Capital de Giro CCB

Já o crédito de capital de giro CCB trata-se de um título executivo extrajudicial, emitido na contratação de um empréstimo bancário, que representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

No momento da negociação, a instituição financeira decidirá se este empréstimo será emitido mediante a garantia de um imóvel ou se não será necessário.

Este fator varia de acordo com a análise que será feita da situação atual do financeiro da entidade.

Como você conferiu, esta modalidade de crédito é semelhante ao empréstimo com garantia que comentamos anteriormente.

Bônus: Como aumentar as chances de aprovação de crédito pela Instituição Financeira

Para ter acesso a melhores oportunidades de crédito é essencial que você mantenha uma apresentação apropriada perante o mercado.

Este fator é importantíssimo, pois será a instituição financeira quem decidirá se o seu empreendimento é uma oportunidade ou um risco.

Descubra abaixo como aumentar as suas chances de aprovação de crédito!

Negocie as Dívidas

Todas as dívidas da organização precisam ser levantadas e analisadas para buscar uma forma de negociação.

Caso você consiga uma oportunidade interessante com juros baixos e prazo maior, não hesite em quitar a dívida.

Quitando as dívidas, você já consegue aumentar seu score para um possível empréstimo. Importante lembrar que após a negociação, é essencial buscar pagar as contas em dia.

Mantenha o Cadastro Atualizado no Serasa

Você pode aumentar o score da sua empresa mantendo os seus dados atualizados no Serasa.

Além disso, manter os dados atualizados no Serasa é importantíssimo para a checagem dos dados que a instituição financeira realizará antes da aprovação do crédito.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu qual a importância do capital de giro e como conseguir por meio das principais soluções atuais de crédito. Além disso, você passou a conhecer duas formas de como aumentar o score da empresa!

Ainda está com dúvidas sobre qual solução é a melhor para você? No Daniele Banco, contamos com especialistas em soluções financeiras e iremos te apresentar um serviço que será perfeito para necessidade atual da sua empresa.

Fale com nossos especialistas!

ARTIGOS

Últimos artigos

Imagens do Post
Como usar a antecipação de recebíveis a favor do seu negócio.
Continue lendo
Imagens do Post
Somos gratos por todos os profissionais que contribuíram para a história do Daniele Banco.
Continue lendo
Imagens do Post
Quer saber como conseguir capital de giro? Leia 3 formas!
Continue lendo