O problema
Quando sua empresa dá lucro, mas não há dinheiro no caixa ou no banco, ocorre que você está vendo os seus recursos sobre a perspectiva do Regime de Competência.
O Regime de Competência é quando a prestação de contas acontece independente do recebimento de suas vendas. Enquanto o Regime de Caixa é quando a receita é contabilizada no momento em que há o pagamento, o que pode evidenciar ao empreendedor a verdadeira quantia que há no caixa da organização.
Para que fique mais claro, pense que há as vendas feitas por cartão de crédito. Todas as vendas por essa forma de parcelamento são contabilizadas no Regime de Competência, só que o dinheiro só será recebido de forma integral quando todas as parcelas acabarem.
E quando há esse conflito de informações, com o empreendedor pensando que há certa quantia em caixa, mas essa só será recebida integralmente daqui um tempo, podem ocorrer problemas na hora de investir em seu empreendimento.
Por isso é importante haver um alinhamento do setor financeiro com aquele que irá repor os estoques e fazer a compra de outros investimentos para o negócio, pois assim não ocorrerá problema de não haver nenhum dinheiro em caixa e precisar esperar meses para receber o valor de uma compra.
Razões para redução do caixa
Como vimos, sua empresa pode estar ganhando dinheiro, mas não necessariamente no momento em que ocorre a prestação de contas do mês terá o capital em banco, e isso não deve ser somente atrelado às vendas a prazo, mas também por outras razões.
As vendas por parcelamento podem ser um dos principais fatores, já que estamos financiando o cliente por certos meses até que ele faça o pagamento integral. Enquanto isso ele já possui o produto e vai utilizando-o sendo que não há o dinheiro total pago por ele em caixa.
Outra razão para uma empresa ter lucro, mas não ter caixa são os excessivos estoques. Ter muitos produtos em um galpão é um investimento feito pelo empreendedor e pode ser totalmente vendido em questão de semanas ou meses, contudo até que tudo seja vendido, é um capital, muitas vezes uma grande quantia investida, que está parada.
Investir em sua organização também é um motivo. Aquele maquinário novo ou contratação de uma empresa de marketing para atingir novos clientes são opções que irão diminuir o caixa e trarão benefícios à longo prazo.
Por fim, a reforma do estabelecimento e imprevistos também fazem parte das razões para você não ter dinheiro em caixa. Ainda mais que são questões muitas vezes que ocorrem de surpresa, como problemas no encanamento ou quebra de uma máquina de cartão, são um grande motivo que ao final do balanço o empreendedor verá um saldo menor em seu banco.
Como resolver?
O segredo para que não ocorram surpresas no final do mês é planejamento e comunicação!
A comunicação é essencial em todos os setores da empresa, principalmente entre os setores financeiro e o de compras para que possam fazer uma projeção do que poderão comprar e quando.
Já o planejamento é essencial para que você saiba quais as despesas do seu negócio e quanto dinheiro irá precisar deixar em caixa pra que assim não tenha preocupações. Vou deixar aqui o link do artigo sobre capital de giro para que você consiga entender qual a necessidade de possuir esse tipo de capital e quais os benefícios que ele traz para a sua empresa.
Além disso, é necessário que os empresários consigam otimizar seu ciclo financeiro, negociando com fornecedores e com as instituições financeiras sobre prazos de pagamentos e recebimentos. Também, é de suma importância diminuir o estoque e ter apenas a quantidade de produtos projetada para a venda, não deixando capital parado.
Essas são questões essenciais, pois um ciclo financeiro menor na empresa significa que ela possui mais dinheiro em caixa e menos preocupações com crises e imprevistos, pois dinheiro no banco é sinônimo que o empreendedor pode trazer inovações, além de ter mais liberdade e poder de compra em negociações.
Já um ciclo financeiro maior trata o empreendimento com mais delicadeza, uma vez que você precisará administrar os seus produtos e clientes com maior paciência, pois não tem dinheiro em caixa. E com um ciclo maior ainda há uma maior preocupação com crises. Imagine a situação da pandemia de COVID-19, onde tudo teve que fechar às pressas. Muitas empresas foram à falência exatamente por não terem dinheiro para se sustentar nessa situação adversa.
E caso a sua situação já seja exatamente a de não ter dinheiro em caixa, é importante conversar com o setor financeiro de sua empresa e ter cautela! Investigar quais são as raízes do problema e como podem ser resolvidas e contornadas. Dessa forma, à longo prazo, você começará a ver a saúde financeira da sua empresa melhorar mais ainda até que não ter dinheiro em caixa não será mais um problema!
Conclusão
Hoje foi possível compreender quais são as principais causas para ter lucro e não ter dinheiro em caixa, além de entender melhor que isso é bem comum, mas muitos empresários não sabem lidar com isso.
E com as soluções apresentadas, podemos acrescentar também que caso seu negócio esteja em uma situação delicada, a antecipação de recebíveis para pagar despesas emergenciais, como o salário de funcionários, pode ser uma saída muito melhor que um empréstimo e potenciais dívidas.
Aqui vamos deixar o link do artigo sobre antecipação de recebíveis para que você dê uma olhada.
Além disso, ver dinheiro em caixa é uma situação que demanda tempo e muito planejamento. Por isso, não se desespere de imediato, mas sim tenha cautela em organizar suas próximas decisões e pense na saúde financeira do seu negócio!
O Daniele Banco está aqui para te ajudar nas melhores soluções financeiras para a sua empresa! Entre em contato conosco!
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