Setembro está praticamente na metade e estamos chegando àquela época do ano em que muitas pessoas começam a desanimar na procura pelo “match perfeito” entre sua carreira e uma excelente oportunidade de trabalho em uma companhia do mercado financeiro.
Mas se você, leitor, é uma delas, #FicaDica de ouro da superintendente de Recursos Humanos (RH) do Daniele Banco, Jussara Lemos Soares Penhalbel: “Há muitas boas oportunidades de trabalho nessa época do ano sim!”.
Conforme a executiva que comanda o time responsável – entre outras atividades – pela área de Recrutamento e Seleção do DB, companhia com 34 anos de história e especializada em soluções inovadora e customizadas crédito para empresas de todo o Brasil, o mercado de trabalho tem constantes ofertas de emprego fruto do turnover das empresas que é contínuo. Além disso, as empresas com vagas abertas procuram de maneira intensiva bons candidatos.
No mês de junho, por exemplo, o índice de desemprego no Brasil caiu para 9,3%, o que demonstra o aquecimento do mercado de trabalho.
“O ingrediente para ser encontrado por estes recrutadores é manter uma rede de conexão contínua com amigos e chefes de trabalhos anteriores, ter muito claro em qual oportunidade você almeja a recolocação, afinal, as pessoas precisam visualizar a imagem de como você está se projetando para que elas possam lembrar de você quando virem uma oportunidade condizente com o seu desejo. É muito importante também buscar a qualificação contínua e usar as redes sociais a seu favor, construindo e divulgando conteúdos relevantes da sua área de atuação”, afirmou Jussara.
Confira, a seguir, trechos da entrevista exclusiva da especialista para o Blog Daniele Banco e fique sempre de olho no Linkedin do DB (https://www.linkedin.com/company/daniele-banco/jobs/) e na área Trabalhe Conosco, do nosso portal: https://danielebanco.solides.jobs/
#VemSerDB
Como aquelas pessoas que procuram as melhores oportunidades do mercado, como as que estão disponíveis em uma companhia que valoriza o desempenho e os bons resultados, como o Daniele Banco, podem potencializar sua empregabilidade em busca do “match perfeito”?
Jussara: A qualificação contínua é o ingrediente poderoso para se tornar um candidato atrativo. É preciso reinventar-se e aprimorar-se em conhecimentos técnicos e novas tecnologias constantemente.
Além do conhecimento técnico, o que é necessário?
Jussara: Além de conhecimento técnico, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, proatividade, relacionamento, empatia e mindset digital são competências requeridas em praticamente todos os ambientes profissionais, e por isso se tornam imprescindíveis e fundamentais para qualquer carreira.
Como?
Jussara: Hoje em dia existem inúmeros recursos gratuitos para estudarmos: Internet, lives, cursos online, vídeos no Youtube, leitura de livros que podem ser emprestados de bibliotecas públicas, aprender com amigos… para fazer isso acontecer só depende da nossa iniciativa, boa vontade e criatividade.
Muitos especialistas em RH colocam a “decisão” de conseguir um emprego mais na mão da empresa do que na do candidato. É isso mesmo?
Jussara: Cada vez mais a força da escolha de uma oportunidade também está na mão do candidato.
Vemos cada vez mais jovens buscando conhecer o propósito das organizações, sua reputação, práticas de engajamento e bem-estar e, quando estas práticas não se identificam com o que acreditam, a oportunidade não se torna interessante.
Por isso as organizações que buscam contínuo crescimento e diferenciação no mercado, investem em contínuo aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, pois entenderam que, para atrair os talentos mais interessantes, preparados, estas questões são muito importantes.
Nota da redação: Para conhecer melhor a história do Daniele Banco, sua Missão, Visão e Valores, é só dar uma passadinha no portal DB (https://www.danielebanco.com.br/historia) e acompanhar diariamente nossa página no Linkedin (https://www.linkedin.com/company/daniele-banco/)
Quem quer ser notado por uma boa empresa do mercado financeiro, como o Daniele Banco, deve fazer o quê?
Jussara: Ter boa formação, bom networking e interesse em contínuo processo de aprendizado. Além disso, ficar de olho no LinkedIn do DB é essencial!
Quais seriam as suas principais dicas para quem quer trabalhar no nosso mercado, mas ainda não sabe como?
Jussara: Quem quer ser notado pelo mercado financeiro deve estar antenado para estudar a respeito, entender normativos de órgãos regulatórios da categoria (Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Banco Central – Bacen), continuamente se atualizar sobre indicadores econômicos, notícias sobre negócios e empresas e finanças no geral.
Uma pessoa que quer ingressar no Daniele Banco precisa ter que tipo de características?
Jussara: Espírito empreendedor, senso de dono, protagonismo e habilidades de relacionamento.
Hoje em dia muito tem se falado sobre oportunidade para pessoas mais experientes. Trabalhadores com mais de 40 ou 50 anos tem oportunidades disponíveis?
Jussara: Tem sim! Valorizamos a diversidade de gerações, e acreditamos que a contribuição das múltiplos perfis, trazem o mix ideal para promover inovação e experiência.
Para acompanhar nossas vagas, acesse https://www.linkedin.com/company/daniele-banco/jobs/ ouhttps://danielebanco.solides.jobs/
Boa sorte! #VemSerDB
Categorias: Uncategorized