Notícias

Como arranjar emprego antes do Carnaval?

Começo do ano é um bom momento para conseguir emprego?

Por que muitos especialistas dizem que o começo do ano é o melhor momento para conseguir um emprego?

Esperar o Carnaval terminar para o ano começar ficou para trás e nós podemos te explicar o porquê.

O final de um ano e o começo do próximo é marcado pelo planejamento, análise de resultados e projeção de metas.

É nesse momento que as empresas aprovam o orçamento do próximo ano, ou seja, qual a verba para cada área, quais ferramentas serão utilizadas e a mão de obra necessária – o que significa a criação de novas vagas.

Logo, os primeiro três meses do ano são ótimos para procurar emprego, já que as empresas terão um budget planejado e terão uma margem maior para negociar o seu salário e posição dentro daquela área.

Você pode procurar também pelo tipo de empresa que deseja trabalhar e estar atento às oportunidades de carreira que ela pode te proporcionar. Por exemplo, no começo do ano, as grandes empresas são as que possuem a maior abertura de novas vagas, então a disputa por talentos costuma aumentar!

Por isso, é muito importante pesquisar pela vaga desejada, analisar o setor e estudar um pouco sobre a companhia. Procure conversar com pessoas que trabalhem na mesma área. Desta forma, você estará muito mais preparado para as perguntas em uma entrevista.

E o mais importante: o currículo é a sua porta de entrada, é a primeira impressão que um recrutador terá de você. Então é imprescindível que ele esteja atualizado e diagramado de forma harmoniosa, para que tenha mais chances de ser chamado para a próxima fase do processo seletivo.

Vamos conferir como conseguir a tão sonhada vaga?

Como conseguir a vaga desejada?

Como dissemos anteriormente, se destacar é muito importante para conseguir estar empregado antes mesmo do Carnaval.

Para isso, o LinkedIn é uma importante ferramenta para os recrutadores te conhecerem e entenderem se você tem “fit” com a empresa – e isso conta muito!

É importante também ter em mente quais são os cargos que você deseja e o setor que quer trabalhar, assim você pode direcionar todas as suas experiências e objetivos, tanto no currículo quanto no LinkedIn, para que realmente tenha sinergia com as empresas daquela área.

Por exemplo, não adianta falar que você fez um curso técnico em moda se você deseja trabalhar na área de programação. As necessidades de cada área são totalmente diferentes e só irá fazer com que o recrutador pense que você não tenha fit nenhum com a vaga que está se candidatando.

Atrelado a isso, é muito importante que você saiba vender suas habilidades. Mas, como assim?

Você precisa mostrar ao recrutador que não apenas esteve em certo cargo ou empresa, mas deve convencê-lo que você é bom o suficiente exercendo aquela função!

Por isso, uma das dicas mais valiosas é mostrar todos os desafios que passou em tal posição e o que fez de melhorias, apontando feedbacks, projetos realizados e métricas que resultaram em crescimento.

E agora que você sabe os principais segredos para conseguir se dar bem nesse começo de ano, preparamos algumas dicas para que essa procura por um novo emprego seja eficiente e que você tenha sucesso.

Dicas

  1. Realize Cursos

Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil realizar um curso que você tenha interesse e que possa te ajudar a dar uma turbinada na carreira.

Além da facilidade no acesso à internet, muitos cursos estão disponíveis de forma gratuita, além de livros, artigos, jornais e muitos outros meios que você pode utilizar para se capacitar.

E ainda, muitos cursos emitem certificados, que podem ser anexados ao seu perfil do LinkedIn e ao seu currículo. Mas não se esqueça: tente contar ao entrevistador ou recrutador o que você aprendeu e o diferencial daquele curso que pode ser levado para a empresa.

  1. Faça networking

Com toda certeza você já ouviu que ter contatos é uma das coisas mais importantes nos dias de hoje.

Para isso, a melhor estratégia é utilizar o LinkedIn: conecte-se com pessoas com cargos semelhantes ao que você deseja e troque experiências com esses profissionais.

Além disso, mantenha contato com pessoas que você conheceu durante o seu período profissional, pois elas podem abrir portas para você nas empresas que trabalham atualmente.

Reconquiste esses laços e entre no mercado de trabalho com mais facilidade!

  1. Prepare-se para a entrevista

Essa é uma das dicas mais importantes! Antes de ir para uma entrevista, certifique-se de conhecer a empresa, os produtos que ela possui, com quem você irá conversar e os processos diários que ela tem.

Chegar em uma entrevista com perguntas que dão a entender que você já conhece a empresa é um diferencial e, com certeza, fará com que você saia na frente de muitos candidatos.

E não se esqueça: Seja pontual!

  1. Seja honesto e ético

Por último, mas não menos importante: não fale mal de colegas de profissão ou empresas que já trabalhou.

Pense que se o seu recrutador ouvir você falar mal do seu antigo ambiente de trabalho, ele vai entender que você falaria da empresa dele da mesma forma e isso pode tirá-lo do processo seletivo!

É importante que você seja honesto e conte todos os pontos negativos, construtivos e positivos de suas experiências passadas, mas também saiba reconhecer o ponto final e os pontos que te fizeram crescer dentro daquela experiência.

Mostrar suas habilidades e se comunicar de forma eficiente no currículo é extremamente importante.

Se você quer fazer alguma mudança na sua vida, não deve esperar pela próxima segunda-feira, a hora é agora!

O Daniele Banco atualiza constantemente o seu canal de vagas, tanto no site (https://danielebanco.solides.jobs/)  quanto no LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/daniele-banco)  e possui vagas dos mais diversos níveis e áreas. Por isso, mande seu currículo para o nosso banco de talentos, vamos adorar ter você no nosso time!

E desejamos muito sucesso nessa busca pelo novo emprego!

Categorias: Notícias