Entender a mente dos consumidores é uma grande necessidade para empresas que querem aumentar o faturamento. Sejam elas as que vendem diretamente a eles ou as indústrias que destinam para esses intermediários, como as de transformação.
Afinal, o movimento do mercado é baseado nas preferências dos clientes, na flutuação das demandas e nas necessidades variáveis.
Nesse sentido, a sazonalidade é uma questão pertinente. Especificamente, as mudanças das preferências e no comportamento de consumo de acordo com as estações do ano.
No inverno, por exemplo, as pessoas tendem a ficar mais tempo em casa, e isso influencia a forma que elas compram. Por isso, é preciso saber como se preparar para esse momento caso as vendas apresentem queda.
Entenda, aqui, como a indústria deve lidar com essas questões e como aumentar o faturamento em estações mais difíceis e críticas.
As mudanças no hábito de consumo
Com a mudança de estação para o inverno, as pessoas tendem a mudar seus hábitos de consumo. Ou seja, elas deixam de comprar os mesmos produtos, mudam a rotina e começam a adquirir itens específicos, a fim de lidar com as baixas temperaturas.
Isso é um alerta para as empresas, tanto as que vendem diretamente quanto as que vendem indiretamente.
Essa sazonalidade requer uma organização financeira equilibrada, que considere justamente esses períodos de baixa. Nesse sentido, é importante ter medidas preventivas para gerenciar crises e administrar bem para aumentar o faturamento.
Assim, é interessante observar dois pontos em períodos de mudanças no fluxo de consumo:
- Gestão de estoque: o estoque é uma das variáveis que mudam a depender da procura dos clientes. É importante trabalhar para evitar o excesso, visto que é algo que pode desvalorizar os itens e comprometer a liquidez;
- Gestão do fluxo de caixa: para aumentar o faturamento é necessário entender as mudanças de estações e de temporada. Nesse sentido, se a empresa tiver mecanismos de controle do caixa e conseguir créditos mais saudáveis, pode contornar esse problema.
Segmentação dos clientes
Uma das melhores táticas para entender como lidar com as crises de sazonalidade é segmentar os clientes.
Compreender como eles diferem entre si e como podem ser agrupados de acordo com seu comportamento de compra é uma estratégia que tende a criar novas oportunidades de vendas melhorando e ajudando a combater um possível gap causado pela sazonalidade.
Por exemplo, se um grupo de clientes compra menos durante o frio, outro grupo pode comprar mais, a depender do comportamento e necessidades.
Nesse sentido, a segmentação permite entender onde focar a atenção para extrair melhores resultados. É possível, nesse caso, priorizar a produção de um produto X do que um produto Y.
Influências externas na cadeia de produção
A indústria de transformação pode ser fortemente afetada por mudanças climáticas, principalmente no caso de eventos severos:
- Tempestades Severas Incluindo ventos fortes, granizo e chuvas intensas que podem danificar estruturas físicas, equipamentos e infraestrutura., atrasando prazos de entrega e prejudicando o fluxo operacional;
- Inundações: Resultantes de chuvas torrenciais, ou aumento do nível de rios, que podem inundar instalações industriais, causando danos aos equipamentos e interrompendo operações.
- Secas Prolongadas: Reduzem o fornecimento de água, afetando a produção industrial e causando problemas operacionais
- Deslizamentos de Terra: Podem ocorrer em encostas próximas à indústria, especialmente após chuvas intensas, resultando em danos à infraestrutura e interrupções nas operações.
Da mesma forma, a logística é impactada com as mudanças climáticas. As chuvas fortes podem atrapalhar a condução dos veículos e atrasar os prazos — tanto de para receber matérias-primas quanto para entrega dos produtos fabricados.
Além disso, há flutuação nos custos dos materiais das commodities e nas taxas de juros. Esses fatores representam uma insegurança financeira, uma vez que o custo de produção se torna maior, sem que a demanda seja maior também.
Um exemplo muito claro dessa queda de faturamento por conta de eventos climáticos extremos, é o que podemos perceber no Rio Grande do Sul, em virtude das enchentes recentes que abalaram o estado.
De acordo com um levantamento “Sondagem Industrial” da Confederação Nacional das Indústrias, o segmento alocado no Sul do país registrouenfraquecimento, provocado pelos eventos climáticos.
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Como aumentar o faturamento durante o inverno?
Vejamos algumas dicas de como aumentar vendas durante o inverno.
1. Adapte seu mix de produtos
O inverno é propício para trazer soluções que tragam conforto e produtos típicos como chás, comidas típicas, roupas de frio, entretenimento, utensílios de proteção ao clima, como aquecedores e cobertores, produtos para pele, entre outros. Por isso, pense nessas necessidades que o clima traz e como pode aplicar à sua indústria, se for coerente com seu ramos de atividade
É possível aliar a inovação aos produtos do seu nicho?
2. Crie promoções alinhadas à época
Alinhada ao item anterior, você pode aproveitar as datas comemorativas, ou a própria estação, para criar promoções temáticas que atraiam os clientes, como pacotes especiais para os lojistas ou descontos para os produtos com maior demanda.
3. Invista na atração visual
Trabalhe os seus canais de comunicação (site, redes sociais, plataforma de vendas, etc.), para que eles sigam uma mesma temática sazonal e, se puder, conte com uma agência que ajude a aperfeiçoar essa comunicação visual da sua marca.
4. Explore o marketing digital
Utilize estratégias de marketing digital, como anúncios nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing, para alcançar um público mais amplo e impactar diretamente aqueles que têm interesse em seus produtos.
Estratégias para melhorar a presença online, ou nos resultados de pesquisa do Google, aliada a uma imagem visual bem trabalhada, potencializará seus resultados na conquista de novos clientes.
5. Ofereça descontos e vantagens exclusivas
Esse tópico vai além de criar as promoções sazonais. Aqui, é interessante que você ofereça descontos progressivos ou brindes exclusivos, para alguns clientes, incentivando-os a comprar mais durante essa época.
Além de conseguir uma venda um pouco maior, você conquista o cliente e aumenta as chances dele seguir comprando em abundância da sua indústria.
6. Ofereça atendimento personalizado
Todos gostam de ser bem tratados, isso é um fato! E não é diferente quando alguém busca produtos da indústria de transformação. O atendimento, durante e após a compra, é fundamental para ele querer voltar a comprar do seu negócio.
Por isso, treine sua equipe para proporcionar um atendimento atencioso e personalizado, ajudando os clientes a encontrar as melhores saídas para abastecer o estoque.
7. Esteja presente nas redes sociais
Como citado anteriormente, a imagem passada nas redes sociais é essencial para seu negócio. Utilize as redes sociais para fortalecer suas promoções, compartilhar dicas para seus clientes e criar engajamento com seu público-alvo.
Estar presente nesses canais da forma certa vai fortalecer a sua marca na memória do cliente. E, adivinha de quem ele lembrará de produtos como os seus?
8. Crie parcerias estratégicas
Outra boa dica é colaborar com varejistas para desenvolver ações promocionais conjuntas que beneficiem ambas as partes, como descontos combinados ou eventos de lançamento de inovações para o momento.
Criar essa expectativa nos consumidores movimenta as vendas do varejo e, consequentemente, a produção da indústria.
9. Invista na experiência do cliente
Por fim, proporcione uma experiência única aos seus clientes, oferecendo ambientes confortáveis, tanto físicos quanto online, um atendimento excepcional, suporte ágil e, claro, produtos de qualidade.
Pense em como a experiência com o seu negócio pode ser facilitada para o cliente, quanto mais agradável for, mais chances do cliente voltar a te procurar. Explore o que faz seu negócio ser único e potencialize!
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Tenha medidas de contingência
De nada valeria investir em todas essas dicas, e não se preparar para as crises climáticas que prejudicam até mesmo planos bem estruturados. Por essa razão, é importante ter medidas de contingência que ajudem a indústria nesse momento.
- Boa gestão de fornecedores: no caso da gestão de matérias-primas, é sempre bom diversificar os fornecedores e firmar contratos de longo prazo que sejam vantajosos para ambos;
- Estoque de segurança: ter produtos estocados na medida em que não prejudique o seu caixa é ideal para momentos em que os insumos podem não chegar, como em alguma crise causada pelo frio;
- Infraestrutura segura: é sempre bom citar a importância de ter uma estrutura de indústria segura e resistente contra condições extremas. Afinal, isso representa a estabilidade para continuar o fluxo operacional nas adversidades;
- Treinamento dos colaboradores: vale citar também a importância de treinar e conscientizar os colaboradores para se preparar para crises. Isso inclui desenvolver um plano de continuidade do negócio para casos de enchente ou incêndio, por exemplo, e também em outras situações que interferem na produção.
Crédito adicional para investimentos
Os momentos de crise climática precisam ser gerenciados com cuidado, principalmente para quem gerencia o financeiro. Por isso, é bom ter alternativas de crédito para gerar fluxo de caixa e se manter estável, mesmo durante as baixas do inverno.
Ou seja, no caso da indústria não conseguir manter ou aumentar o faturamento, um crédito adicional ajuda a ter receita para arcar com as despesas, compras e custos diversos sem se desequilibrar financeiramente.
Essas situações de emergência requerem uma parceria concreta, com instituições sérias, prontas para ajudar e com experiência para entender melhor a situação da organização.
Evite que seu caixa fique sem liquidez!
Como vimos, as estratégias para aumentar o faturamento, principalmente em sazonalidades e crises climáticas, são o que, podem garantir uma boa estabilidade financeira na indústria e evitar que o fluxo de caixa seja insuficiente para cobrir compromissos.
Mas, em casos de falta de liquidez e de um faturamento menor do que o esperado, existem soluções emergenciais ainda melhores que empréstimos.
A antecipação de recebíveis é uma estratégia que auxília a trazer recursos para o caixa e possibilita lidar de forma saudável e inteligente com as crises. O Daniele Banco oferece essa estratégia como uma das soluções para ajudar organizações.Saiba mais sobre questões financeiras em nosso site e leia mais sobre como gerenciar melhor sua organização no nosso blog.
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