É comum que empresas de vários ramos de atividades, incluindo as indústrias, lidem com imprevistos que afetam a gestão do caixa e geram necessidade de crédito para arcar com as despesas fora do orçamento. Esse dinheiro emergencial pode vir de mais de um tipo de fonte. Contudo, existe uma solução ainda melhor: a antecipação de recebíveis.
Trata-se de uma ótima ferramenta financeira para aumentar a liquidez e otimizar o fluxo de caixa, de modo a garantir que a indústria continue se mantendo estável e consistente.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe o nosso conteúdo a seguir.
O que são recebíveis
Os recebíveis são os direitos creditórios gerados a partir de transações comerciais. Em outras palavras, são os valores que a indústria ainda tem a receber pelo que vendeu.
Esses recursos ainda nãoainda que não estão em caixa e serão recebidos a prazo num futuro próximo. Porém, já constam como ativos de entrada para a organização.
Tipos de recebíveis
Para entender como funcionam, primeiro é preciso conhecer quais os principais tipos.
Veja abaixo:
- Boletos bancários: são os valores pagos em forma de boleto através de uma instituição financeira;
- Depósitos em conta: recebíveis em uma conta bancária em datas futuras, provenientes de contratos ou acordos comerciais;
- Cheques pré-datados: recebidos de clientes com uma data futura para compensação;
- Contratos: são os recebíveis de contratos estipulados;
- Faturas comerciais: valores a serem recebidos pela venda de mercadorias ou serviços;
- Duplicatas: são os títulos de crédito emitidos a partir de uma fatura comercial;
- Notas promissórias: instrumentos financeiros que representam uma promessa escrita de uma empresa de pagar uma quantia específica;
- Recebíveis de cartão de crédito: valores que as empresas têm a receber das vendas realizadas por meio de cartões de crédito;
- Recebíveis de seguros: montantes a serem recebidos de seguradoras, relacionados a indenizações por sinistros ou prêmios de seguros a serem pagos.
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado por organizações para que elas recebam os direitos de crédito antes do previsto. Nesse caso, é como conseguir um empréstimo adiantado dos valores que estão para receber.
Para exemplificar de forma simples: suponho que você tenha feito uma venda no crédito. Ao invés de receber o dinheiro em cerca de 30 dias — que é o prazo dado pela maioria das empresas operadoras —, o pagamento poderá ser adiantado e recebido em poucos dias.
É geralmente uma alternativa muito mais rentável do que um empréstimo, por conter menos burocracias e ser muito mais flexível para o interessado.
Normalmente, uma empresa especializada como o Daniele Banco, pode fazer toda a operação de forma fácil e sem complicações.
Existem quatro tipos de antecipação, sendo elas:
- Pontual: feita de forma específica para atingir determinado objetivo, ou seja, referente a uma única venda;
- Automática: usada para adiantar recebimentos periódicos, sejam eles diários, quinzenais ou mensais;
- Integral: quando a antecipação se refere à todas as vendas e às suas devidas parcelas, representando a totalidade;
- Parcial: é utilizada, principalmente, quando o objetivo é adiantar somente algumas parcelas determinadas pelo dono do negócio.
A antecipação de recebíveis é uma estratégia que pode ser utilizada quando o empreendimento necessita do capital de giro a curto prazo, podendo ser destinada a pagamentos de funcionários, aquisição de matéria-prima, maquinários, por exemplo.
Quais as vantagens deste serviço de crédito?
A antecipação de recebíveis é um recurso muito conhecido por empreendedores por conta de sua facilidade de contratação, taxas menores, maior liquidez, agilidade, entre outros.
Veja abaixo cada uma em detalhes:
- Facilidade em contratar: como a instituição financeira ficará responsável por receber os pagamentos do comprador, que foram antecipados para o empreendedor, com a garantia real a burocracia se torna muito menor, mas sempre mantendo a sustentabilidade e a segurança da operação.
- Taxas coerentes: no geral, a antecipação representa uma forma de crédito menos arriscada. Afinal, os valores a serem recebidos pela empresa ou indústria serão confirmados, para haver autenticidade da na garantia;
- Redução dos riscos: o risco de inadimplência neste modelo de negócio é reduzido uma vez que as garantias são reconhecidas pelo sacado, algo muito importante para se considerar quando o número de inadimplentes cresceram no começo de 2024;
- Mais liquidez: transformar recebíveis em dinheiro ajuda a aumentar a liquidez das transações, o que permite manter as operações diárias e as obrigações financeiras;
- Finanças estruturadas: é possível planejar melhor as finanças em períodos de emergência, com os recursos movimentando o caixa e mantendo a empresa segura de problemas com as despesas;
- Agilidade: a antecipação é uma forma mais rápida de angariar recursos financeiros para pagar as contas, após operação aprovada é possível obter o dinheiro em caixa no mesmo dia.
Exemplo na prática
Se você continua em dúvida se a antecipação de recebíveis vale mais a pena do que um empréstimo, daremos um exemplo.
Imagine que você é o dono de uma indústria do setor automotivo e necessita comprar os insumos para começar uma nova etapa de produção, só que você não possui todo o dinheiro em caixa.
Sabe-se também que o empréstimo apesar de ser uma opção possui taxas altas implicando em mais despesas para o seu negócio. Logo, você recorre à antecipação de recebíveis.
Contudo, ela traz um custo, sendo chamado de deságio, ou seja, uma taxa de desconto percentual sobre o valor que será adiantado.
Seguindo esse raciocínio, por exemplo, se o seu negócio tem um pagamento a receber total de R$ 10.000 e o deságio que o banco informou é de 1%, o valor final que irá para a indústria é de R$ 9.900.
Existe a vantagem de que o depósito é feito em poucos dias na sua conta e a instituição que ofereceu o crédito recebe esse dinheiro de volta por meio do pagamento que os futuros credores do negócio irão fazer.
Erros comuns na antecipação de recebíveis e como evitá-los
Existem alguns erros comuns na antecipação de recebíveis, como comprometer o caixa futuro, não avaliar custos e errar na escolha da instituição.
Confira a seguir mais detalhes sobre eles e as melhores estratégias para prevenção:
- Antecipar recebíveis de forma automática: fazer com que todas as vendas a prazo sejam adiantadas implica em taxas que reduzem o lucro da empresa. A longo prazo, a receita e a precificação dos produtos ficam comprometidas. Por isso, vale a pena antecipar em momentos como picos de sazonalidade e durante crises em que a demanda diminui;
- Comprometer o caixa futuro: os recebíveis são importantes componentes da renda previsível que a empresa tem ao longo dos meses. Assim, o excesso de antecipação pode afetar o longo prazo. É interessante ter uma estratégia de adiantamento inteligente e contar com uma boa instituição parceira na antecipação, como veremos mais adiante;
- Não avaliar os custos: é preciso avaliar as taxas e as condições para entender qual é a melhor opção para a organização. Não considerar esses pontos é um problema grave porque leva a pagar juros como uma bola de neve, compromete o lucro adquirido e cria novas despesas;
- Não escolher bem a instituição que fornecerá o crédito: é importante pesquisar e avaliar bem qual será a instituição parceira, com consideração sobre as condições, a fim de fazer um bom negócio e conseguir a melhor solução de crédito para o desenvolvimento para a sua indústria.
Leia também: O que significam os 35 anos do Daniele Banco
Como garantir um atendimento profissional?
Como você viu, uma parte importante da antecipação de recebíveis, sem dúvidas, é contar com boas parcerias. Nesse sentido, existem várias formas de conseguir esse adiantamento, sendo as principais:
- Bancos tradicionais: são as opções mais tradicionais, principalmente ao ter um relacionamento com a instituição e quer tudo concentrado em um só lugar. Contudo, apresentam impessoalidade, tradicionais burocracias e taxas altas;
- Factorings: São uma forma bem comum, possuem taxas e pode cobrar outras despesas, como Imposto sobre Operações de Crédito (IOF);
- Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs): realizam a operação com isenção do IOF e recebimento do dinheiro mais rápido para o empreendedor;
- Empresas de consultoria de crédito: também se destacam como opção, principalmente para indústrias de maior porte;
- Plataformas de fintech: geralmente, contam com o autoatendimento associado com baixas taxas e tarifas envolvidas.
Mais que conhecer as instituições disponíveis, durante o processo de busca de uma solução de antecipação é preciso passar por algumas etapas, tais como:
- Escolha do fornecedor de confiança, baseado nas necessidades e avaliações internas de cada empresa;
- Análise dos recebíveis que deseja antecipar, feita pela instituição financeira, para avaliar a viabilidade da antecipação. Isso geralmente envolve verificar a venda, a qualidade dos clientes e a probabilidade de pagamento dos valores;
- Se a análise for positiva, a empresa e o fornecedor assinam um contrato estabelecendo os termos da antecipação, incluindo valores, prazos e taxas;
- Recebimento do valor antecipado pela empresa diretamente em sua conta bancária. Esse processo é bastante rápido, dependendo do fornecedor escolhido.
Nessa jornada, vale considerar que existem taxas de desconto sobre o valor recebido (deságio), juros, bem como outras tarifas.
Leia também: Crédito ou antecipação de recebíveis para planejar o início de ano
A antecipação de recebíveis com o Daniele Banco
O Daniele Banco se destaca no mercado por oferecer um serviço de antecipação de recebíveis altamente confiável e eficiente.
Com uma trajetória sólida e uma reputação impecável, o Daniele Banco é pioneiro em operações com direitos creditórios no Brasil. Logo, oferece às empresas uma solução robusta para melhorar seu fluxo de caixa e preservar a sua saúde financeira.
O serviço de antecipação de recebíveis do Daniele Banco é pensado para atender empresas de todos os portes, com condições flexíveis e transparentes.
A empresa se destaca por sua expertise no mercado financeiro e pelo compromisso com a satisfação do cliente, com suporte especializado e consultoria financeira para ampliar os benefícios da antecipação.
Realmente vale a pena contratar esse recurso?
Como vimos ao longo deste conteúdo, contar com a antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa fácil, rápida e mais acessível do que alguns empréstimos se você precisa de recursos financeiros a curto prazo.
Em resumo, a antecipação passa por toda a esteira de análise como uma operação normal.
Além disso, em um empréstimo, a instituição financeira fornece certa quantia extra de orçamento para o solicitante. Já na antecipação de recebíveis, o dinheiro que o empreendedor já possui passa por um pequeno processo para ser adiantado.
Sendo assim, a antecipação de recebíveis pode ser um grande recurso para a sua indústria. Contudo, deve ser feito com cuidado para não comprometer o seu empreendimento a longo prazo.
Para isso, é necessário planejamento financeiro e o apoio de uma empresa especialista que possa indicar se esta é a melhor solução para o seu negócio.
Por isso, nós do Daniele Banco, analisamos e conversamos com cada cliente para entender qual a sua necessidade e como utilizar o recurso adequadamente para o seu negócio.
A personalização das soluções financeiras, como a antecipação de recebíveis, é o nosso diferencial. Pois, diferentemente dos bancos tradicionais:
- Pensamos em todo o contexto da experiência do cliente e os benefícios para o mesmo;
- Flexibilizamos nosso atendimento para os melhores resultados mútuos serem atingidos;
- Auxiliamos a utilizar o serviço de antecipação de forma descomplicada;
- Trazemos clareza e comunicação em todo o processo, colocando sempre o desenvolvimento do empreendimento do nosso cliente em primeiro lugar!
Em geral, oferecemos um serviço que se destaca por sua agilidade, flexibilidade e segurança para auxiliar a indústria nas necessidades de compra de insumos, gestão de fluxo de caixa, bem como investimento em expansão.
Com nossa expertise e agilidade, fica bem mais fácil conseguir recursos financeiros para suas necessidades.
O Daniele Banco é especialista em antecipação de recebíveis e está pronto para te ajudar a alavancar o seu negócio!
Simplifique seu fluxo de caixa com a antecipação de recebíveis
Como vimos, a antecipação de recebíveis é uma solução viável para indústrias que precisam otimizar seu fluxo de caixa e aumentar seu capital de giro para pagar os custos das operações diárias. É uma estratégia que custa menos e apresenta menos riscos.
Por isso, é importante considerar essa opção como uma alternativa mais saudável para conseguir crédito. A antecipação pode ajudar a indústria a ter capital de giro e manter sua produção, ou ampliação como planejado.Venha entender melhor como a antecipação de recebíveis é uma solução para sua indústria!
Categorias: Crédito