O que é planejamento estratégico?
O termo planejamento estratégico ficou muito comum nos últimos anos, principalmente em reuniões de gestão.
E podemos garantir que é um dos recursos mais poderosos e eficazes para fazer a sua empresa crescer e alcançar novos patamares!
Em suma, o planejamento estratégico consiste em reunir recursos, plataformas, ideias e planos de ação para que todo o quadro de colaboradores consiga cumprir suas metas (de forma individual e coletiva) e alcançar os objetivos da corporação.
E, normalmente, o planejamento estratégico é feito pela diretoria, já que, mais do que ninguém, eles sabem onde a organização quer chegar.
Mas cuidado! O planejamento estratégico deve levar em conta métricas, indicadores de desempenho e o feedback de funcionários e clientes. Ele precisa não apenas fazer sentido, mas ser possível de alcançar. Isso só acontece quando nos baseamos em números reais.
Por isso, o planejamento estratégico pode ser pensado a longo prazo, mas suas métricas devem ser acompanhadas e revistas durante diversos períodos do ano.
Como rever o planejamento estratégico para o último trimestre?
Rever o planejamento estratégico para o último trimestre pode ser uma tarefa que necessita de um gás extra. Por isso, separamos algumas etapas para ajudar você e a sua empresa a alcançarem o que desejam!
Utilize Indicadores Financeiros
O primeiro passo para que você consiga levar organização para o setor financeiro é encontrar as raízes dos problemas que levam a essa desorganização e, consequentemente, falta de capital.
Um dos principais motivos é o gerenciamento das contas.
Se não souber gerenciar receitas, custos, despesas e investimentos, não irá demorar muito para aparecerem contas que não conseguirão ser pagas, além de atrasos dos fornecedores e recebimentos de pagamentos.
Outro motivo é a falta de métricas e indicadores que poderão demonstrar, com alta porcentagem de veracidade, se os seus processos estão sendo feitos da maneira correta.
É possível investir em uma gestão financeira tecnológica e moderna, que trará resultados em poucas horas e medirá as atividades da empresa com mais assertividade.
Além da tecnologia, é essencial ter uma visão micro e macro do seu capital e do seu próprio negócio, entendendo quais são os pontos positivos e negativos, bem como de que forma alavancá-los.
Como ter uma boa organização financeira empresarial
A seguir, trouxemos 3 dicas práticas que você pode implementar no seu negócio para ter um relacionamento saudável – e organizado – com o dinheiro!
1) Avalie o cenário econômico e social
Você sabe onde sua empresa está inserida? Ou qual é o contexto atual do país e os impactos do cenário global no seu negócio?
Ultimamente, muitas notícias e movimentações estão abalando o mundo como um todo. Temos a Guerra na Ucrânia, a tensão entre China e Taiwan, e, também, a economia mundial pós-Covid-19, que ainda encontra diversos desafios, até mesmo nos países desenvolvidos.
Com toda certeza, essas notícias foram algo que você não previu. Mas isso não significa que tudo está perdido e as suas metas foram por água abaixo.
Aproveite o último trimestre de 2022 para avaliar a economia e o cenário atual, reconsiderar seus gastos e rearranjar suas metas para conseguir alcançá-las.
2) Estude o mercado no qual está inserido e a concorrência
Agora que você sabe qual o cenário econômico em que está, você tem ideia de quais são os seus pontos fortes e suas fragilidades diante dos seus concorrentes?
Ou melhor: Sabe o seu lugar no mercado?
O último trimestre pode servir para você consertar o que não deu certo durante o ano por meio de ações específicas de sazonalidade.
Esse estudo pode ser mais simples, já que estamos na reta final do ano e o principal objetivo de rever o planejamento estratégico para o último trimestre é exatamente adaptar a estratégia já existente para conseguir atingir o que deseja.
Mas você também pode optar por utilizar uma ferramenta muito conhecida no ramo da administração: as 5 Forças de Porter, criada pelo economista e professor Michael Porter e que explica como funcionam as principais “forças” competitivas que devem ser analisadas durante um planejamento estratégico.
Essa ferramenta permite que você visualize, de forma muito mais dinâmica e completa, o cenário no qual sua empresa está inserida.
E isso ocorre pois ela mapeia o ambiente por meio de 5 pontos principais:
- A rivalidade entre os concorrentes;
- A negociação dos fornecedores;
- A negociação dos clientes;
- A ameaça das concorrentes;
- A ameaça de novos produtos mais tecnológicos que o seu.
E isso irá fazer com que você veja onde está o seu negócio dentro daquele nicho e como está a competitividade dele. Além de saber o poder de influência que tem entre seus fornecedores e clientes.
3) Reveja suas metas e objetivos e onde você está em relação a eles
Como já falamos, rever suas metas e objetivos é um dos pontos cruciais. E isso acontece porque é necessário ter metas palpáveis para que o seu time continue motivado e veja que é possível levar a empresa para o patamar desejado.
Mas o que são essas metas e objetivos?
Enquanto objetivos são onde você quer chegar e costumam ser a longo prazo, as metas são uma forma de manter o foco no objetivo, já que são missões mais simples e fáceis de serem alcançadas e que compõe o objetivo final.
E ambos podem ser revisados e modificados quando necessário para que possam ser remodelados para o contexto atual da empresa e se tornem possíveis.
4) Esteja atento ao marketing para alavancar vendas!
Se você já fez os passos anteriores e conseguiu rever o seu planejamento estratégico, então está pronto para dar o próximo passo e entrar com o pé direito no último trimestre de 2022: ajustar as suas ações de marketing!
A área de marketing, de qualquer empresa, é um dos pontos principais e que irá abrir muitas portas para sua organização crescer, uma vez que é lá onde ocorrem estratégias de lançamento, a conversão de clientes, fidelização dos mesmos e a autoridade da sua marca perante o mercado.
E aproveite que no último trimestre há diversos eventos-chave para muitos segmentos, como a chegada da primavera e do verão, a Black Friday, Natal, Ano Novo e neste ano, Copa do Mundo.
Utilize desses eventos para conseguir gerar mais tráfego nos seus canais por meio de ferramentas de marketing potentes que poderão fazer seus clientes realmente converterem, alcançando assim, os seus objetivos financeiros.
Conclusão
Rever as estratégias de um ano inteiro faltando apenas 3 meses para finalizá-lo pode ser uma tarefa árdua, mas você já parou para pensar no quanto você pode ganhar nesse período?
Como a maioria dos especialistas dizem: “É muito melhor gastar um tempo em algo que poderá trazer ganhos muito bons no futuro, do que apenas pensar que você está perdendo tempo e energia revendo planos e estratégias do time.”
Então já sabe, né? Reveja o planejamento estratégico da sua empresa para conseguir levar sua corporação a novos patamares ainda em 2022. E já comece a pensar no próximo ano e o que pode ser feito de diferente.
E conte sempre com o Daniele Banco para te apresentar as melhores soluções financeiras!
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