Como se tornar um gerente comercial de produtos financeiros de sucesso

O sonho de muita gente é fazer sucesso no mercado financeiro. Grandes produções Hollywoodianas, séries, livros e até mesmo influenciadores mostram, dia a dia, como você pode ter sucesso neste segmento. No entanto, é preciso saber separar a realidade da ficção, pois o mercado financeiro não é tão fácil como se mostra na tela do cinema ou no feed do Instagram. Muito pelo contrário: quem quer trabalhar com finanças precisa saber que a rotina é bem corrida e com novidades “pipocando” cotidianamente. Mas é possível, sim, ter sucesso tornando-se um gerente comercial de produtos financeiros.

Se pegarmos as principais instituições financeiras do Brasil, de bancos de varejo, bancos de crédito, financeiras e FIDCs – Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – veremos que você pode se embasar na comercialização de, pelo menos, dois tipos de produtos: os de crédito e os de investimentos. Ambas opções possuem características distintas e a necessidades de uma série de cursos e especializações para aperfeiçoar seu conhecimento.

Nesta matéria abordaremos, com mais detalhes, a modalidade crédito.

Se você se interesse na linha de investimentos, é essencial procurar entidades como ANBIMA e ANCORD para saber quais são os cursos e certificações necessárias para atuação neste segmento.

Mas antes de entrarmos nas condições ideais para você se tornar um gerente comercial de produtos financeiros de sucesso, é preciso conhecer um pouco mais sobre os melhores Produtos Financeiros de Crédito.

Os melhores produtos financeiros de crédito estão no Daniele Banco

O Daniele Banco, presente no mercado brasileiro há cerca de 35 anos, conta com um portfólio completo de soluções de crédito para seus clientes. No site da companhia (http://www.danielebanco.com.br/solucoes) é possível encontrar soluções financeiras perfeitas para o crescimento da sua empresa, de acordo com o perfil do seu negócio.

Alguns produtos disponíveis para clientes que precisam de um fôlego financeiro e ver seus negócios crescer são:

  • Antecipação de Recebíveis – Suas vendas a prazo convertidas em recursos à vista. Com esta solução trazida pelo Daniele Banco para o Brasil você consegue, de forma ágil e segura, impulsionar o fluxo de caixa de sua empresa. Esta é uma modalidade de crédito que libera o valor de maneira muito mais rápida, sem burocracia e com taxas competitivas. É uma excelente maneira de trabalhar com recursos que já fazem parte do seu negócio.
  • Antecipação de Contratos e Domicílios – Antecipe seus recebíveis sem necessidade de emissão de boleto. Com esta solução do Daniele Banco você antecipa o fluxo futuro dos seus recebíveis a performar, provenientes de seus diversos contratos de vendas, prestação de serviços ou fornecimento de mercadorias, por meio de pagamento realizado direto na conta, sem necessidade de emissão de boleto.
  • Cobrança Simples (Trustee) – A solução ideal do Daniele Banco para você valorizar a gestão financeira da sua empresa. Uma boa avaliação do seu fluxo de caixa é fundamental na hora de calcular sua margem de lucro por meio do equilíbrio dos gastos da sua empresa. Por isso, o Daniele Banco ajuda de forma eficiente nas demandas de controle de contas a receber, gerando maior liquidez.
  • Capital de Giro – Esta é uma das soluções de crédito mais utilizadas da atualidade. Como Capital de Giro do Daniele Banco, você consegue levantar recursos para sua empresa por meio de garantias de bens e imóveis. Tudo isso com pagamento parcelado, flexibilização de garantias e cronograma para amortização.
  • Fomento de Matéria-Prima – Utilizando essa opção de crédito do Daniele Banco, você consegue ampliar o poder de negociação do seu negócio. Isso porque, ao antecipar recebíveis para a compra de matéria-prima, sua empresa não apenas tem o crédito em mãos de maneira adiantada, mas também ganha maior poder de negociação por comprar à vista, conseguindo reduzir os custos operacionais, aumentando seu fluxo de caixa e eliminando possíveis situações complexas na negociação.
  • Nota Comercial de Crédito – O Daniele Banco lançou recentemente sua Nota Comercial, um instrumento estruturado capaz de ajudar os clientes dos mais diversos segmentos a ter um fôlego extra para investir, expandir, renovar estoques e deixar seu caixa ainda mais saudável e sustentável. O produto é uma grande novidade e surgiu como alternativa de crédito fácil e sem burocracia ao cliente, contribuindo com o desenvolvimento das empresas de todo o Brasil. A Nota Comercial não tem incidência de IOF em sua operação, o que já deixa este produto mais barato para o cliente, e foi constituída para companhias S.A. (sociedade anônima), Ltda (limitada) e Cooperativas.

Para mais informações dos serviços de excelência do Daniele Banco, clique aqui.

Características de um gerente comercial de produtos financeiros de sucesso

Agora que você já conhece os produtos de crédito, que tal saber mais sobre como se tornar um gerente de produtos financeiros de sucesso?

De acordo com os especialistas em Recursos Humanos e Gestão Comercial do Daniele Banco, para conquistar uma posição de destaque é essencial, em primeiro lugar, estar muito disposto a aprender. Vivemos em um mundo que tudo muda muito rápido e nada melhor do que entender dos produtos para se diferenciar da grande concorrência.

ATENÇÃO: Se você pulou o descritivo dos produtos acima, pare a leitura agora mesmo, volte naquele importante tópico e, depois, retome sua leitura a partir daqui.

Além de uma grande disposição a aprender algo novo todos os dias, ter trabalhado em banco ou em uma empresa financeira como um FIDC vai fazer seu currículo se destacar positivamente. Aqui no Daniele Banco, por exemplo, temos muitos exemplos de pessoas que se destacaram na linha comercial, criaram grandes carteiras e continuam brilhando dentro da nossa companhia. Tendo esse conhecimento de como funciona um banco bem estruturado, você conseguirá se adaptar muito mais rápido.

Estar antenado com as inovações tecnológicas é outra das características que farão você se destacar na jornada para se tornar um gerente comercial de produtos financeiros de sucesso. Temos muitas fintechs e bancos digitais surgindo, fazendo com que seus produtos estejam na tela do celular de seu cliente. 

Nada melhor do que ser a sua marca a primeira lembrada quando o cliente precisar de uma das soluções acima.

Gostar de vender e ter uma meta na cabeça de que o dia de amanhã sempre precisará ser melhor do que o de hoje.

Se você gosta de vender, se você gostar de buscar soluções, gosta de se relacionar, de entender as necessidades de seus clientes e criar produtos adequados para saná-las, o seu lugar é aqui! Sendo um gerente comercial, você pode ter uma série de benefícios, criando caminhos de alta performance para atingir os melhores resultados.

Mais uma característica: analisar indicadores. Só com uma correta visão analítica dos indicadores disponíveis é que você consegue montar um cenário muito adequado à prospecção.

Em algum momento de sua vida você deve ter ouvido a frase do estatístico William Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Como você vai conseguir medir uma performance de excelência em vendas se não controla os indicadores? Para acompanhar as métricas e estabelecer novas metas, é preciso estar por dentro dos principais indicadores, como ticket médio, ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de clientes), LTV (ciclo de vida do cliente) e muitos outros.

Por fim a cereja do bolo: Relacionamento.

Um bom networking é uma ferramenta indispensável no dia a dia e na carreira de um gerente comercial. Construir uma rede de contatos sólida garante futuras parcerias, indicações e oportunidades de negócios. Participe de eventos relevantes, seminários, aborde potenciais clientes, troque cartões, use ferramentas de mídia digital como LinkedIn para prospecção, crie grupos e comunidades em ferramentas de disparo de mensagens como Whatsapp e Telegram e muito mais.

Ter um bom relacionamento com seu cliente garantirá que seu nome seja o que primeiro aparece na mente e na agenda telefônica dele quando ele precisar de uma solução ideal de crédito.

Em resumo:

  1. Estar muito disposto a aprender;
  2. Ter trabalhado em banco ou em uma empresa financeira como um FIDC;
  3. Estar antenado com as inovações tecnológicas;
  4. Gostar de vender e ter uma meta;
  5. Analisar indicadores; e
  6. Relacionamento.

Estas são as nossas 6 dicas de como se tornar um gerente comercial de produtos financeiros de sucesso.

Se você gostou das dicas, tem as características que apresentamos acima e gosta de muitos desafios, que tal fazer parte do time comercial do Daniele Banco?

Clique aqui e cadastre o seu currículo no nosso Banco de Talentos. #VemSerDB

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