Filmes que todo empreendedor deveria assistir

Quantas vezes você viu algum filme e ficou extasiado pelo quanto ele te impactou ou teve um insight sobre alguma ideia?

Os filmes já mostraram que não são feitos apenas para entretenimento, mas também podem trazer lições sobre a superação de uma dificuldade, ou que para chegar a um objetivo, pode-se errar muitas vezes, mas desistir não é a solução correta! Dar o primeiro passo é o mais importante, mas como seguir depois disso?

Hoje nós trouxemos a indicação de 6 filmes que todo empreendedor deveria assistir para nunca desistir do seu negócio!

Fome de Poder

Será que existe um filme que poderia nos mostrar mais lições sobre empreendedorismo do que aquele sobre o Mc Donald’s?

O filme baseia-se no livro biográfico de Ray Kroc, um dos responsáveis pelo crescimento da rede de Fast Food.

A história começa com os irmãos Richard e Maurice McDonald, que trouxeram o novo conceito de otimização do tempo para as lanchonetes americanas. Além de venderem produtos mais baratos, traziam uma alta rotatividade no ambiente e sem o conceito de garçons.

O negócio ia crescendo de maneira lenta, até que os irmãos se deparam com Ray Kroc, um representante de vendas de máquinas de milkshake que ficou boquiaberto ao ver o quanto de movimento os McDonald’s conseguiam trazer ao seu empreendimento.

Kroc viu o potencial que um Fast Food poderia ter e começou a trabalhar para a marca, vendendo licenças e já pensando na expansão do negócio por todos os Estados Unidos.

Em 1961, os irmãos venderam o negócio por US$2,7 milhões de dólares e com 0,5% de participação nos lucros para Ray Kroc.

Como a venda não foi feita em contrato para fugirem de impostos, a participação nos lucros nunca foi honrada. E assim Kroc começou a engrandecer e expandir o que viria a ser uma das maiores redes de Fast Food mundiais, com cada vez mais produção a baixo custo, com eficiência e rapidez.

Agora vem a pergunta: Quantas vezes você foi um irmão McDonald ao invés de ser um Ray Kroc?

A questão nem é como Kroc enganou os irmãos para se dar bem na vida, mas sim o olhar de conseguir captar uma grande oportunidade.

As lições que o filme nos ensina são: ter o espírito de inovação e estudo que os McDonald’s tiveram, além da persistência de Kroc para conseguir o que quer (se dar bem na vida), além de sua incrível visão de negócios.

Kroc queria expandir a rede de lanchonetes, mas as pessoas gostariam do serviço que era oferecido? Por que ele pagou milhões em um projeto que poderia não ter dado certo?

O empresário nos ensina que empreender é correr riscos! É ser audacioso e confiar no seu próprio trabalho e intuição que as coisas darão certo.

Joy: O Nome do Sucesso

O filme conta a história real de Joy Mangano, inventora do famoso produto de limpeza Miracle Mop e uma das primeiras estrelas do canal televisivo de vendas QVC.

Se mostrando habilidosa e criativa desde a infância, Joy  foi responsável por diversas invenções que na maioria das vezes não tinham nenhum sucesso. Tentando conciliar seu sonho de ser uma inventora com a realidade de uma família conturbada e com problemas financeiros, podemos acompanhar os inúmeros desafios que ela enfrenta até que um de seus produtos passe a ser realmente produzido e distribuído. Com certeza, muitos empreendedores irão se identificar com alguns dos espinhos e provações que ela teve que superar.

Joy: O Nome do Sucesso nos ensina principalmente a não desistir. O filme nos mostra uma mulher que não aceitou o papel de vítima, que pensou fora da caixa, arriscou-se inclusive financeiramente e teve grande sucesso. Após passar por várias derrotas ela entende que o fracasso faz parte da vida de todo empreendedor e que, ao contrário do que muitos pensam, ele não deve te paralisar e sim te ensinar e incentivar a continuar tentando!

A lição que fica é: se você tem um sonho, acredite nele e batalhe pela sua realização!

Em busca da felicidade

Imagine você ter inúmeros problemas financeiros, mesmo trabalhando duro e ainda precisar sustentar sua família.

Essa é a história de Chris Gardner em “Em busca da felicidade”. Um filme também baseado em fatos reais do próprio Chris e a luta para construir a sua empresa.

Durante o filme, enquanto Chris e seu filho dormem em abrigos, ele embarca no lucrativo mundo dos corretores, persistindo e acreditando até o final que se algo tem potencial, ele irá dar lucros no futuro.

As lições que esse filme nos traz são inúmeras. Primeiro que é a história real de um empreendedor, então todas as situações difíceis são verdadeiras e podem ser as mesmas que você passa.

Chris também nunca desistiu do seu plano de ser corretor. Mesmo que as situações fossem adversas e até mesmo impossíveis, ele não desistiu e conseguiu ser o melhor naquilo que queria.

Uma das outras lições mais importantes que o filme mostra é que não há um caminho mágico para o sucesso. Ser empreendedor, principalmente no Brasil, não é uma tarefa fácil. As burocracias e obstáculos são muitos. E é exatamente por isso que muitos desistem e preferem viver na sua zona de conforto e continuarem reféns de um modelo. Por isso, se você tem um propósito e a oportunidade de realizá-lo, não será fácil, mas a recompensa no final vai fazer valer a pena.

A rede social

Com toda certeza você já ouviu falar no Facebook, que agora foi repaginado e se chama Meta!

O longa-metragem conta a história de um aluno de Harvard (nosso grande Mark Zuckerberg!) que decide construir uma rede social para conectar os alunos de seu campus.          

Durante o desenrolar, aprendemos como Mark tenta criar um ponto de partida para que ele fosse socialmente relevante e se destacar entra os inúmeros estudantes de uma universidade tão prestigiada.

A história ainda conta quais foram os sacrifícios de Zuckerberg, tanto em sua vida amorosa quanto social, para poder se tornar uma estrela da internet. Os diretores e cenografistas retratam, em destaque, a diferença da vida real para a virtual e as consequências de cada realidade.

O principal aprendizado que “A Rede Social” pode nos trazer é a inovação a partir de problemas da sociedade: Mark desejava se tornar um destaque, mas não conseguia participar de interações sociais e clubes universitários, sendo assim, pegou o seu problema e o levou para a realidade virtual, transformando-o no mundo de conectividade que conhecemos hoje.

O filme, com toda certeza, é uma aula sobre a estratégia de um novo negócio, além de como alinhar isso a sua vida pessoal. Para novos empreendedores, são duas horas recheadas de conteúdos para inovarem em seus negócios.

Steve Jobs

A cinebiografia conta a história de um estudante da Universidade de Stanford que tem um sonho maior do que a sua faculdade.

Jobs possui um trabalho numa empresa de jogos, mas ela não alimenta o seu desejo por mais. Dessa forma, ele começa a trabalhar na sua própria garagem de casa com seu amigo Woz no que seria a futura “Apple”.

Construindo computadores com a ajuda de amigos e fazendo projetos em um pequeno canto da garagem, Steve faz sua empresa crescer e se tornar cada vez mais valiosa.

Contudo, os acionistas da Apple começaram a não concordar com as decisões de Steve e decidem trocar o presidente, demitindo seu próprio criador. Dessa forma, a Apple foi decaindo no mercado e trocando de gestão periodicamente.

Com os anos passando, Steve resolveu criar a sua família, até que o presidente da Apple pede para que ele volte à presidência de sua criação.

Por fim, a mente brilhante volta para onde nunca deveria ter saído e reconquista o lugar que a Apple conquistou no mercado e continua até hoje.

Steve Jobs pode nos ensinar diversas lições em seu filme, uma delas é que você deve acreditar em si mesmo. O protagonista não tinha notas boas e até mesmo não era uma pessoa fácil de se lidar, e foi exatamente a sua diferença que fez Jobs crescer tanto e ser uma mente tão ambiciosa. Se você tem a convicção que aquilo é certo e tem chances de fazer acontecer, então faça!

E com essa lição, você também pode tirar outra: Prever o que as pessoas precisam. Com tantas experiências ruins, Steve sabia exatamente o que deveria atacar. Conhecendo tanto pessoas ricas como pobres, ele também sabia o que cada uma dessas classes precisava e foi assim que cada vez mais melhorou seus produtos Apple. Não é atoa que até hoje o Iphone é conhecido por ter uma das melhores câmeras do mercado de smartphones!

Para saber os outros aprendizados de um dos maiores empreendedores que já existiu, só assistindo ao filme!

Walt Disney

Você sabe quem foi Walt Disney antes da criação de Mickey Mouse?

O filme é totalmente baseado na própria história de Walt Disney e todos os desafios que o artista enfrentou antes de lançar um dos desenhos mais famosos até hoje: Mickey Mouse!

Walt Disney começou a desenhar animais, coisa que adorava, nas paredes do celeiro de seu pai. Com o artista crescendo ao longo do filme, podemos ver ele conhecendo pessoas que querem fazer seu sonho de trabalhar desenhando animais acontecer.

Essa obra consegue mostrar ao espectador como Walt Disney montou seu império bloco a bloco a partir da honestidade, já que seu lema era: “Uma boa reputação pode abrir portas para você”.

Incluindo todas as lições dos outros filmes, Walt Disney também nos ensina a não ofuscar o talento dentro de nós. Se você tem uma paixão e é bom em algo, por que não transformar isso em um empreendimento?

Conclusão

Após assistirmos a todos esses filmes, conseguimos perceber que a arte não é apenas uma forma de entretenimento, mas sim uma maneira de procurarmos respostas e espelharmos nossas vidas por meio de outras perspectivas.

Para os empreendedores de plantão, todos os filmes aqui trazem insights importantes sobre os sacrifícios de querer fazer a diferença. E também nos mostra que os desafios são comuns e as soluções podem ser compartilhadas para que cada vez as coisas fiquem mais fáceis e acessíveis.

Sobretudo, todos esses longas nos trazem que o mais importante é começar. Os outros desdobramentos são difíceis, contudo, podem ser superados caso haja o planejamento e direcionamento corretos.

Siga o Daniele Banco nas redes sociais e fique por dentro de mais novidades sobre empreendedorismo e as melhores opções para o seu negócio!

ARTIGOS

Últimos artigos

Imagens do Post
Filmes que todo empreendedor deveria assistir!
Continue lendo
Imagens do Post
O que são os Regimes Cambiais e quais os tipos? Leia!
Continue lendo
Imagens do Post
Como usar a antecipação de recebíveis a favor do seu negócio.
Continue lendo