Manter boa gestão de faturamento é uma prática importante para a tomada de decisão em diversos setores durante todos os meses do ano — e na indústria de transformação isso não é diferente.
Esse é um trabalho que se torna ainda mais relevante em circunstâncias específicas, como as sazonalidades que causam quedas na receita.
Em cenários como esse, gestores precisam entender claramente quais fatores influenciam o faturamento da sua indústria e adotar medidas para ajudar a empresa a superar esses desafios econômicos.
Pensando em apoiá-lo nesse sentido, nós trouxemos 11 estratégias para garantir o capital e, consequentemente, o seu desempenho financeiro.
Boa leitura!
Fatores que afetam a gestão de faturamento da indústria de transformação
Antes das estratégias, é importante entender que existem diversos fatores que podem impactar as receitas da indústria de transformação, como os ciclos econômicos. A seguir, confira os principais:
- Ciclos econômicos: ao longo do ano, é comum haver períodos de expansão, contração e recessão, sendo que esses dois últimos podem afetar a demanda por produtos manufaturados e as receitas das empresas;
- Tendências de mercado: alguns movimentos podem influenciar a popularidade e a demanda por determinados produtos. Assim, eles também podem impactar a gestão de faturamento ao gerar uma mudança na demanda em uma empresa;
- Preferências dos consumidores: mesmo sem movimento de tendências, a escolha dos clientes por determinados produtos ou serviços pode mudar ao longo do tempo e, como consequência, ela também afeta os ganhos de um negócio;
- Custos de produção: despesas com matérias-primas, mão de obra e energia, geralmente têm um grande impacto nas receitas de um negócio, principalmente em casos de aumentos desses custos;
- Regulamentações governamentais e políticas econômicas: mudanças em tarifas, impostos e normas ambientais, podem influenciar as receitas de uma empresa.
Para ter uma ideia da importância da gestão financeira, no ano de 2023, 2,1 milhões de negócios foram fechados no Brasil, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. Na prática, isso significa que a cada minuto, 4 companhias foram encerradas no país.
Esse dado mostra que, embora muitos negócios sejam abertos anualmente no Brasil, também há um número considerável de empresas que fecham suas portas por conta de problemas na gestão de faturamento e na organização financeira.
12 dicas essenciais para gestão de faturamento
Nos tópicos a seguir, conheça algumas estratégias que vão ajudar a aumentar o seu faturamento:
1. Conheça o seu público-alvo e a concorrência
Inclua também um tópico sobre processos. Hoje mais do que nunca é fundamental
Antes de implementar qualquer estratégia, é preciso conhecer o seu público-alvo muito bem.
Sendo assim, procure:
- Entender os seus hábitos de consumo;
- Descobrir suas preferências;
- Compreender suas necessidades.
Essa medida permitirá que você crie promoções e ações direcionadas, aumentando suas chances de sucesso e diminuindo o esforço necessário para atingi-lo.
Também nesse ponto, é interessante diversificar os mercados-alvo para contornar sazonalidades que afetam diversas companhias.
2. Crie promoções atrativas
Outra dica que você pode aplicar ao fazer a gestão de faturamento mais assertiva de uma empresa é criar promoções estratégicas.
Geralmente, os consumidores estão em busca de descontos e condições melhores para fechar um negócio. Por esse motivo, considere a criação de promoções atrativas, como:
- Descontos especiais;
- Pacotes promocionais;
- Brindes exclusivos.
Lembre-se de comunicar essas ofertas de forma clara e atraente para despertar o interesse do público. E o mais importante: personalize a sua abordagem, conforme o perfil de cada persona.
3. Invista em marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade de uma empresa. Sendo assim, utilize algumas de suas estratégias, como:
- Técnicas de SEO, para posicionar o seu site nos primeiros resultados de busca;
- Newsletters promocionais para a sua base de clientes;
- Campanhas nas redes sociais, como Instagram e Facebook.
As redes sociais são canais interessantes para se conectar com seu público, compartilhar conteúdo relevante e interagir de forma próxima com os clientes.
Dessa forma, crie posts atrativos, promova enquetes, responda comentários para criar um bom relacionamento com o seu público.
De toda forma, tanto as redes sociais quanto outras estratégias de marketing digital oferecem amplas possibilidades de segmentação e alcance, permitindo que você atinja o público certo, no momento certo.
Assim, é possível levar o nome da sua marca para todo o território de interesse, de forma digital.
Leia também: Melhore a liquidez da sua empresa com algumas estratégias financeiras
4. Ofereça experiências memoráveis
Mais do que produtos, a sua empresa precisa oferecer experiências memoráveis aos clientes para atraí-los, fidelizá-los e aumentar o faturamento do negócio.
Ao proporcionar uma experiência positiva, é possível desde elevar a satisfação dos clientes até reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e conseguir mais indicações.
Inclusive, nesse ponto, também é válido considerar a experiência online dos seus consumidores. Afinal, com o crescimento do comércio eletrônico, é importante para garantir um processo de compra fluido e eficiente.
Para isso, garanta que o site da empresa:
- Esteja otimizado para dispositivos móveis;
- Ofereça opções de pagamento seguras e simplificadas;
- Disponibilize informações sobre prazos de entrega e política de trocas.
Uma experiência de compra online positiva pode influenciar diretamente nas decisões de compra dos clientes, assim como nas receitas do seu negócio.
5. Personalize o atendimento
Outra dica útil para gerar mais capital para a sua empresa é personalizar o atendimento ao cliente.
Para isso, além da dica de conhecer o seu público, é importante que você:
- Conheça suas preferências;
- Ofereça sugestões customizadas e segmentadas de acordo com o perfil;
- Esteja disponível para tirar suas dúvidas;
- Resolva os problemas de forma ágil.
Não se esqueça que sua concorrência também está tentando converter aquele usuário, e quem ganha essa disputa é quem oferece um atendimento de excelência somado a um bom custo-benefício.
6. Aproveite as parcerias estratégicas
Ter parcerias estratégicas podem trazer benefícios significativos para o seu negócio, colaborando com o aumento do seu faturamento.
Portanto, procure por empresas que sejam complementares ao seu segmento para desenvolver ações e promoções conjuntas.
Nesse contexto, pode ser interessante, por exemplo, contar com influenciadores que conversem com o seu nicho. Isso ajuda a criar autoridade e ainda mais influência.
Uma dica para esse ponto, em específico, é investir tempo para pesquisar quais são os criadores de conteúdo mais relevantes no seu mercado, ou seja, aqueles que fornecem um conteúdo de qualidade.
Assim, invista uma parte do orçamento para conversar com a sua comunidade por meio deles.
7. Negocie os prazos de pagamento
Negociar prazos de pagamento mais favoráveis com fornecedores também é uma medida interessante ao fazer a gestão de faturamento.
Afinal, com um tempo maior para pagar os fornecedores, é possível garantir mais capital para o seu negócio, inclusive em momentos de quedas nas receitas.
Como consequência, a empresa poderá reduzir impactos diante de desafios econômicos e melhorar o fluxo de caixa.
Leia também: Quer saber como conseguir capital de giro? Conheça as principais formas!
8. Implemente uma gestão de inadimplência
Para fazer uma boa gestão de faturamento, também é importante implementar uma gestão de inadimplência, incluindo, por exemplo, adotar medidas como:
- Análise de crédito mais rigorosa;
- Políticas específicas de cobrança;
- Uso de garantias para redução dos débitos pendentes.
Dessa forma, é possível diminuir atrasos de pagamento e movimentar mais capital para a empresa.
9. Invista em tecnologias
Outra dica relevante relacionada à gestão de faturamento é aproveitar o poder das tecnologias.
Hoje, existem diversas opções de softwares e ferramentas no mercado e, ao adotar uma delas, você pode: reduzir erros, agilizar os recebimentos, melhorar a precisão nas transações financeiras, entre outras vantagens.
Como consequência, é possível automatizar diversos processos e melhorar a eficiência da sua gestão de faturamento.
10. Estabeleça processos bem definidos
Estabelecer processos claros e estruturados é crucial para otimizar o trabalho, ao garantir que todos na equipe compreendam as etapas a serem seguidas e suas respectivas responsabilidades. Esse alinhamento dos compromissos e das expectativas, auxilia a garantir que as tarefas sejam executadas de maneira mais eficiente.
A implementação de processos mais definidos também otimiza o uso de tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em novos desafios e oportunidades, em vez de gastar energia corrigindo falhas evitáveis.
Além disso, a empresa verá uma alocação de recursos mais eficiente e que facilitará a identificação de gargalos e ineficiências, tornando a operação mais ágil e responsável. Quando todos na equipe compreendem as etapas e os fluxos de trabalho, a comunicação se torna mais eficaz e a colaboração é fortalecida.
Dessa forma, a empresa não apenas minimiza os retrabalhosminimiza retrabalhos, mas também cria uma base sólida para o crescimento sustentável e a inovação contínua.
11. Planeje para as flutuações de demanda
Ao longo do ano, é comum haver flutuações de demanda. Enquanto nas férias, por exemplo, alguns itens costumam aumentar, em outros períodos pode haver quedas.
Sendo assim, acompanhe as tendências de mercado, diversifique produtos e invista em campanhas e promoções para estimular o consumo, especialmente durante períodos de baixa demanda.
Para não ser surpreendido com essas oscilações, não deixe de se planejar e de agir proativamente.
12. Acompanhe os indicadores de desempenho
Por fim, mais uma dica para garantir o capital do seu negócio é monitorar indicadores de desempenho.
Assim, com base neles, você poderá realizar ajustes ou implementar estratégias para garantir um faturamento saudável.
Alguns exemplos de indicadores que você deve acompanhar são:
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Margem de lucro bruto;
- Margem de lucro líquido;
- Margem operacional;
- Taxa de retenção de clientes.
A importância de investir nas férias
Como você acompanhou, existem diferentes estratégias que podem auxiliar a gestão de faturamento de um negócio. E, nesse contexto, um detalhe muito importante é saber aproveitar os períodos de férias.
Isso porque nessas épocas, normalmente, há um aumento na demanda para o comércio e também para a indústria de transformação.
Durante as férias, os consumidores costumam aumentar seus gastos, buscando produtos que melhorem sua experiência de lazer, descanso, etc. Esse é um cenário que pode gerar oportunidades para os negócios que atuam no setor.
Inclusive, essa também pode ser uma época para atrair e fidelizar consumidores a longo prazo. Para tanto, é importante oferecer uma experiência positiva aos clientes do começo ao fim.
Uma experiência positiva pode gerar recomendações e aumentar a reputação do seu negócio.
Por isso, a dica do DB é: nesse período quem não se movimenta, fica para trás! Aproveitando essas oportunidades, a sua empresa poderá aumentar as receitas e conseguir ainda mais capital.
Não deixe seu faturamento em baixa
Com as orientações apresentadas neste conteúdo, você pode melhorar a sua gestão de faturamento e evitar que ele diminua, mesmo em cenários de baixa.
Portanto, não deixe de colocar em prática as dicas apresentadas para obter resultados e lembre-se de adaptar cada uma delas à sua realidade e ao seu público-alvo, buscando sempre oferecer valor e uma experiência excepcional aos seus clientes.
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