Como trabalhar em uma empresa que valoriza sua carreira?

A gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco, Renata Waage, dá dicas preciosas para quem já tem experiência no mercado bancário e quer migrar para uma companhia especializada, em franca expansão ou quer iniciar sua carreira em um local que valoriza o desempenho, as perspectivas e um bom ambiente de trabalho.

Um dos setores que mais cresce no Brasil há anos é o financeiro. Desde 2019, quando reverteu o período de baixa de resultados observados desde 2013, ainda como reflexo das diversas crises que chacoalharam o Brasil e o mundo desde o início dos anos 1990, o segmento está sendo considerado como uma das locomotivas do crescimento nacional. Muito por ser este o responsável por abrir a torneira do crédito às companhias privadas e estatais, o que ajudou no momento de pujança e quando, devido ao solavanco causado pela pandemia da COVID-19 desde o início de 2020, muitas empresas viram seus resultados despencarem.

De acordo com informações de entidades setoriais e reguladoras como o Banco Central, CVM, ANBIMA etc, entre 2020 e 2021, as companhias financeiras brasileiras vem registrando resultados importantes, expansão de suas carteiras de crédito e lucro líquido, fruto de um maior controle de riscos, expansão das atividades, crescimento para outras praças do nosso País, digitalização de processos e produtos, avanço das fintechs etc.

Ao afinarmos mais o olhar para aquelas companhias que promovem o desenvolvimento das empresas do Brasil, como o Daniele Banco, veremos que o giro anual da carteira de compra de recebíveis – de acordo com dados da Associação Nacional do Fomento Comercial – ANFAC – é de R$ 150 bilhões. Além disso, as cerca de 5,5 mil empresas do setor conseguem atender mais de 1 milhão de micro, pequenas e médias empresas e gerar 6 milhões de empregos formais.

Tudo isso comprova: o que vemos ao abrir os jornais diariamente é que estamos “muito bem, obrigado”.

Quero trabalhar em uma empresa que dá oportunidades para crescer

Esse movimento faz brilhar os olhos dos profissionais em busca de recolocação, da famosa “mudança de ares” ou até mesmo de estudantes que procuram uma companhia em expansão para iniciar sua jornada em uma empresa que valoriza o desempenho, as perspectivas e um bom ambiente de trabalho.

Um bom lugar para se trabalhar

No Daniele Banco, instituição com 33 anos de história, a geração de oportunidades de trabalho, para dar suporte ao crescimento sustentável que vem experimentando nos últimos dois anos, é uma constante realidade. Somente nos últimos cinco meses, foram contratadas cerca de 20 pessoas para ocupar cargos que vão da superintendência de expansão ao estágio administrativo, passando pela gerência de RH, gestão de Marketing, coordenação financeira, gerência e assistência comercial e muito mais.

Esse crescimento, de acordo com a gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco, Renata Waage, se dá pelo fato de as empresas do mercado financeiro e de fomento comercial estarem em um momento muito positivo no Brasil.

Segundo Renata, é natural que cada vez mais pessoas queiram fazer parte deste mercado em franca expansão. Além disso, é possível construir uma carreira promissora ao conseguir o “match” (parafraseando a conexão gerada por aplicativos de relacionamento) entre o que o candidato procura e o que a empresa oferece. A própria gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco é uma prova de que essa jornada funciona: Renata Waage está na empresa desde novembro de 2021 e faz parte da nova safra de contratados.

“Aqui, no Daniele Banco, usamos ferramentas de seleção para encontrar o melhor candidato para a vaga, mas também olhamos para o nosso público interno. Temos uma avaliação de desempenho que nos mostra quais são as qualidades de cada pessoa e, se identificamos que uma boa oportunidade pode ser preenchida por alguém que já está dentro de casa, que já conhece nossa cultura, que já faz parte de nossa história, fazemos questão de dar uma oportunidade”, afirmou a gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco.

Como faço para enviar um currículo?

Conforme a orientação de Renata Waage, gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco, a primeira etapa é acompanhar dia a dia a página da empresa no Linkedin. “Aqui, no Daniele Banco, costumamos postar diversas vagas em nosso Linkedin. Recentemente postamos uma oportunidade para Gerente de Crédito, que foi muito bem avaliada, com uma performance bem interessante e com excelentes candidatos que vieram pelo cadastro ou por indicações. Estamos, agora, com uma posição bem relevante, para Gerente Comercial Empresas na região de Guarulhos. Já recebemos bons profissionais interessados em nossa vaga”, afirmou.

Cadastre seu currículo agora no Banco de Talentos do Daniele Banco.

Marca empregadora

E o interesse crescente em conhecer o que o Daniele Banco proporciona para seus colaboradores (confira em nosso Linkedin alguns eventos internos e como cada integrante é valorizado pela companhia) se dá pelos investimentos realizados em melhorar a qualidade de seus benefícios, seu relacionamento interno, o clima de “família”, criação de novos sistemas de Avaliação de Desempenho, participação – com um bom desempenho – na pesquisa Great Place to Work, melhoria dos canais de comunicação interna e maior empoderamento dos integrantes.

As ações fazem parte do chamado Employer Branding, ou, em português, marca empregadora.

Esta estratégia consiste no conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva dos colaboradores e do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho. Em um cenário cada vez mais competitivo, praticamente todos os lugares estão adotando o Employer Branding como forma de manter os melhores funcionários, crescer e se tornar destaque.

E já que o Employer Branding busca melhorar a satisfação de colaboradores de uma empresa, fazer com cada integrante esteja integrado à sua missão, aos seus valores e compromissos também traz um retorno intangível, pois valoriza a marca e amplia a visibilidade daquela empresa como um excelente lugar para se trabalhar.

“Nossa experiência está sendo muito positiva e temos certeza de que vamos crescer ainda mais investindo em estrutura, em processos e em pessoas. E, como todos sabem, as empresas nada mais são que organismos que vivem por meio de seus integrantes. Uma empresa que cresce é reflexo da satisfação, do engajamento e do orgulho de pertencer de seu time”, finalizou Renata Waage, gerente de Recursos Humanos do Daniele Banco.

ARTIGOS

Últimos artigos

Imagens do Post
Se você não sabe o que é capital de giro, iremos ensinar.
Continue lendo
Imagens do Post
A importância da organização financeira empresarial
Continue lendo
Imagens do Post
Juventude e experiência: uma receita para o sucesso
Continue lendo