Como usar a antecipação de recebíveis a favor do seu negócio

Você já se deparou com um imprevisto em seu negócio e precisou recorrer a tirar dinheiro do seu próprio bolso ou até mesmo a um empréstimo? Estas podem não ser alternativas saudáveis para a saúde financeira da sua empresa.

Mas como conseguir capital se o dinheiro das vendas só será recebido daqui há 30, 60 dias?

Neste artigo te explicaremos o que é a antecipação de recebíveis e como ela pode ser uma saída melhor quando você precisar de capital de giro para o seu negócio!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que pode ser utilizado por organizações para que elas recebam certo pagamento antes do previsto.

Para exemplificar de forma simplificada: vamos supor que você tenha feito uma venda no crédito, ao invés de receber o dinheiro em cerca de 30 dias, que é o prazo dado pelas operadoras, o pagamento poderá ser adiantado e recebido em poucos dias.

Além disso, é uma alternativa muito mais rentável do que um empréstimo, por conter menos burocracias e é muito mais flexível para o interessado.

Normalmente, uma empresa especializada como o Daniele Banco, pode fazer toda a operação de forma fácil e sem complicações.

Existem quatro tipos de antecipação, sendo elas:

  • Pontual: Antecipação de uma única venda;
  • Automática: Usada para adiantar recebimentos periódicos, sejam eles diários, quinzenais ou mensais;
  • Integral: Antecipa todas as vendas e todas as suas parcelas;
  • Parcial: Utilizada para antecipar algumas parcelas, determinadas pelo dono do negócio.

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que pode ser utilizada quando o empreendimento necessita do capital de giro a curto prazo, podendo ser utilizada para pagamentos de funcionários ou aquisição de matéria-prima, por exemplo.

O que são recebíveis?

Os recebíveis são todas as formas que um negócio utiliza como formas de pagamento, sendo:

  • Boletos bancários;
  • Pagamentos por cartão de crédito;
  • Depósitos em conta;
  • Cheques pré-datados;
  • Contratos.

Quais as vantagens deste serviço de crédito?

A antecipação de recebíveis é um recurso muito conhecido por empreendedores por conta da facilidade.

A grande vantagem é justamente a facilidade em contratar esse recurso. Como a instituição financeira ficará responsável por receber os pagamentos do comprador que foram antecipados para o empreendedor, a burocracia se torna muito menor.

No Daniele Banco, a antecipação de recebíveis conta com a personalização de cliente para cliente, além de pensarmos na saúde do seu negócio dando apoio em todo o processo.

Exemplo na Prática

Se você ainda está confuso se a antecipação de recebíveis vale mais a pena do que um empréstimo, iremos dar um exemplo no qual receber o dinheiro de uma venda adiantado pode trazer um retorno positivo para a sua empresa.

Imagine que você é o dono de uma empresa cerealista e necessita comprar a matéria-prima dos seus cereais para dar início a uma nova remessa, só que você não possui todo o dinheiro em caixa.

Sabe-se também que o empréstimo não é uma opção, pois possui taxas altas e não irá valer a pena para a sua necessidade, logo você recorre à antecipação de recebíveis.

O seu negócio tem um pagamento a receber com um total de R$10.000,00. Considerando que o banco informou que o deságio é de 1%, o valor final que irá para o dono do estabelecimento é de R$9.900,00 com depósito em poucos dias na sua conta e a instituição que ofereceu toda essa transação recebe esse dinheiro de volta por meio do pagamento que os futuros credores do negócio irão fazer.

Como conseguir este serviço?

Existem três formas por quais pode-se receber a antecipação de recebíveis, sendo elas:

  • Os Bancos são a primeira opção, contudo apresentam as tradicionais burocracias;
  • As Factorings são outra forma, contudo possuem taxas elevadas;

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) realizam a operação com isenção do IOF e recebimento do dinheiro mais rápido para o empreendedor.

Aqui no Daniele Banco você pode utilizar dos FIDCs e todas as suas vantagens para receber o seu capital, além de poucas burocracias e auxílio em todo processo, deixando você mais seguro sobre como está conseguindo o seu dinheiro de forma clara e transparente.

Realmente vale a pena contratar esse recurso?

Contratar a antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa fácil, rápida e mais barata se você precisa de recursos financeiros a curto prazo.

Diferentemente do empréstimo, esse recurso não necessita de metade das burocracias e taxas, como avaliação de créditos, juros mais altos, aprovação de crédito, entre outros.

Além disso, em um empréstimo, a instituição financeira empresta (como o próprio nome diz) certa quantia para o solicitante, já a antecipação de recebíveis é um dinheiro que o próprio já possui e passará por um pequeno processo para que assim possa receber o pagamento adiantado.

Sendo assim, a antecipação de recebíveis pode ser um grande recurso para a sua empresa. Contudo, deve ser feito com cuidado para que não comprometa o seu empreendimento a longo prazo.

Para isso, é necessário muito planejamento financeiro e uma empresa especialista que possa indicar se esta é a melhor solução para o seu negócio.

Por isso, nós do Daniele Banco, pensamos e conversamos com cada cliente para entender qual a sua necessidade e como utilizar do recurso de forma adequada para o seu pequeno negócio.

A personalização da antecipação de recebíveis é o nosso diferencial. Pois, diferentemente dos bancos tradicionais, pensamos em todo o contexto da experiência do cliente e os benefícios para o mesmo, flexibilizando nosso atendimento para que os melhores resultados sejam atingidos.

Por fim, ainda auxiliamos o empreendedor a como utilizar o serviço de antecipação de recebíveis de forma descomplicada e flexível, além de trazer clareza e comunicação em todo o processo, colocando sempre o empreendimento do nosso cliente em primeiro lugar!

O Daniele Banco é especialista em antecipação de recebíveis e está pronto para te ajudar a alavancar o seu negócio! Por isso não perca tempo e venha conversar conosco sobre o melhor plano financeiro para a sua empresa!

ARTIGOS

Últimos artigos

Imagens do Post
Filmes que todo empreendedor deveria assistir!
Continue lendo
Imagens do Post
O que são os Regimes Cambiais e quais os tipos? Leia!
Continue lendo
Imagens do Post
Como usar a antecipação de recebíveis a favor do seu negócio.
Continue lendo